Uso da gabapentina no manejo da dor pós-operatória do crosslinking

Objetivo:
Avaliar a eficácia do uso da gabapentina no manejo da dor neuropática em pacientes portadores de ceratocone submetidos ao tratamento de crosslinking corneano epi-off fast de 10 minutos.

Métodos:
Tratou-se de pesquisa prospectiva, duplo-cega, randomizada. A amostra foi composta de pacientes com ceratocone progressivo bilateral, a partir dos 12 anos de idade, submetidos ao procedimento de crosslinking corneano acelerado epi-off fast de 10 minutos bilateral. Um grupo recebeu placebo via oral e o outro, gabapentina 600mg, via oral, ambos no pré-operatório. A Escala Visual Analógica foi aplicada para registrar a dor pós-operatória até 48 horas após o procedimento. A pesquisa foi realizada no período de junho de 2018 a setembro de 2019 em um centro oftalmológico.

Resultados:
Não foram observadas diferenças estatísticas significativas para ambos os grupos, tanto na intensidade da dor medida pela Escala Visual Analógica, como na redução do uso do opioide (Paco®), em qualquer horário analisado durante um período de 48 horas. No entanto, houve redução de 21% no consumo de opioides pelo grupo que fez uso da gabapentina.

Conclusão:
A gabapentina não demonstrou eficácia no controle da dor no pós-operatório do crosslinking corneano epi-off fast de 10 minutos. No entanto, observou-se que, mesmo não havendo diferença estatisticamente significativa, houve diminuição da dor no grupo em que foi usada a gabapentina, resultando na redução do consumo de opioides.

Clique AQUI para realizar o download do artigo completo em PDF.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *