18 DE OUTUBRO – DIA DO MÉDICO.

Antes de médicos, seres humanos especiais. Que emprestam o dom da cura de Quem pode mais e semeiam a alegria aos que dela se beneficiam.
Obrigado a todos os que escolheram essa profissão como forma de propagar o amor ao próximo e um especial agradecimento à equipe médica do COBS.
Hoje é um dia para a emoção pulsar mais forte!

PROFESSOR, OBRIGADO.

15 DE OUTUBRO – DIA DO PROFESSOR.
Talvez mais um OBRIGADO ainda seja pouco para esses verdadeiros heróis.
Nos dias de hoje então… Impossível não lembrar de alguns deles e do que nos apresentaram para o crescimento pessoal. Hoje é um dia especial sim – para lembrar dos que ajudaram a escrever nossas vidas.
OBRIGADO professores.

OUTUBRO ROSA

Nossa marca mudou de cor, mas é por um bom motivo. Vestimos a camisa do Outubro Rosa e deixamos aqui um recado para todos, mas principalmente para as mulheres.
Apesar de se manifestar muito mais acima dos 50 anos, existem casos entre os 40 e a última notícia – segundo especialistas – é que até antes dos 30 há probabilidade. Hereditariedade, hormônios e alimentação industrializada são alguns dos multifatores para o aparecimento do Câncer de Mama nas mulheres.
Então, vale lembrar a quem amamos da importância em se atentar aos sintomas e de se fazer o exame preventivo, sempre que possível.
A mulher precisa estar atenta a qualquer mudança no próprio corpo. Se saiu da normalidade, procure um médico.
Essa história pode ter um final bem mais feliz. Depende só de atitude.

CALOR CHEGANDO... CRIANÇADA LOUCA PRA IR PRA NATUREZA. Que bom. É ótimo incentivar essa ideia na cabeça dos filhos pequenos. Mas sabemos que os inimigos dos olhos estão em todo lugar. Quem nunca teve um encontro inusitado entre os olhos e a areia quando criança? É desesperador! Mas para nós, adultos, água e calma. Peça que seu filho pisque os olhos e enxágue-os com água até que não sinta mais nenhuma irritação. Repita, se preciso. No próximo dia fique atento - olhos vermelhos, doloridos e reclamação de visão embaçada - são sintomas de arranhões na córnea. Procure um médico oftalmologista o quanto antes.

OS OLHOS DAS CRIANÇAS E A AREIA.

CALOR CHEGANDO… CRIANÇADA LOUCA PRA IR PRA NATUREZA…
Que bom. É ótimo incentivar essa ideia na cabeça dos filhos pequenos. Mas sabemos que os inimigos dos olhos estão em todo lugar. Quem nunca teve um encontro inusitado entre os olhos e a areia quando criança? É desesperador!
Mas para nós, adultos, água e calma. Peça que seu filho pisque os olhos e enxágue-os com água até que não sinta mais nenhuma irritação. Repita, se preciso.
No próximo dia fique atento – olhos vermelhos, doloridos e reclamação de visão embaçada – são sintomas de arranhões na córnea. Procure um médico oftalmologista o quanto antes.

III ENCONTRO INTERNACIONAL DE EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO EM SAÚDE e CIRCUITO EINSTEIN DE STARTUPS.

Promovido pelo Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo – SP – no último dia 10 de setembro.
Voltado para empreendedores, investidores, líderes e profissionais de instituições de saúde, setores público e privado e para a imprensa, o evento é considerado o mais importante de empreendedorismo e inovação em saúde no Brasil.
A iniciativa tem como objetivo ampliar e fortalecer a interação entre lideranças do setor de saúde e tecnologia, investidores, hospitais de referência, órgãos públicos e empreendedores em escala global.
Representando o COBS, Dr. Ricardo Alexandre Stock esteve por lá e ficou por dentro do que existe de mais inovador em saúde nos dias de hoje por meio de palestras e cases das principais referências nacionais e internacionais.

Ação Social – COBS / Instituto Guga Kuerten (IGK)

Oferecer oportunidades de transformação social. Essa é a missão do Instituto Guga Kuerten.
O IGK é uma associação civil sem fins lucrativos que tem como objetivo garantir oportunidades de inclusão social para crianças, adolescentes e pessoas com deficiência.
Desenvolve iniciativas esportivas, educacionais e sociais para que esse público possa conquistar a cidadania.
O COBS, em parceria com o IGK – já pela 2ª vez – realizou no último feriado de 7 de Setembro uma ação social em benefício de crianças que o projeto já atende – melhorando a saúde ocular das mesmas. Foi uma manhã divertida com brincadeiras, pipoca, refri, palhaços e alegria.
Mas também teve a parte séria – exames de visão feitos pelos médicos oftalmologistas do COBS com a participação do Dr. Alexandre Daniotti – puderam indicar a orientação de óculos a essas crianças, que escolheram suas armações e lentes gratuitamente.

7 de Setembro

Não devemos esquecer jamais de nossa história – da coragem dos que a escreveram.
7 de Setembro de 1822 – o grito de Independência foi proclamado por Dom Pedro I, às margens do Rio Ipiranga, em são Paulo. Simbolicamente o Brasil se tornava independente de Portugal. Claro, esse processo foi bem mais além até seu verdadeiro sentido de nação existir. Mas somos grandes e seremos maiores. Apesar de tantas coisas erradas e fora do lugar, injustiças… vale resgatar uma estrofe do Hino da Independência em nossa homenagem:
“Parabéns, ó brasileiro,
Já, com garbo varonil,
Do universo entre as nações
Resplandece a do Brasil.”

Phacoemulsification: an alternative for prophylaxis of a glaucomatous crisis

Glaucomatous crisis is an eye disease that is manifested as a sudden rise in intraocular pressure and is accompanied by intense and continuous pain due to blockade of the humor aqueous flow. This block occurs due to a narrowing of the angle between the iris and cornea, primarily due to cataract formation. The discovery of iridotomy for the treatment and prevention of glaucomatous crisis caused by narrow-angle glaucoma, as a minimally invasive procedure, greatly contributed to its acceptance and diffusion among ophthalmologists. However, how to best treat patients with narrow-angle glaucoma and glaucomatous crisis remains controversial. This research, which was performed in a private clinic, suggests that cataract surgery with phacoemulsification is superior to peripheral iridotomy, a laser procedure in the iris aimed at avoiding glaucomatous crisis. Thus, a patient treated with phacoemulsification as the first choice will benefit from both greater comfort because they do not need to be subjected to multiple procedures and lower costs due to the dispersion of fewer medications after the procedure.

Clique AQUI para realizar o download do artigo completo em PDF.

AÇÃO COM PROTEÇÃO.

Nosso órgão mais exposto precisa de proteção antes de qualquer adrenalina.
Os praticantes de esportes ao ar livre, principalmente os mais radicais, precisam ter isso em mente – óculos é EPI – não da pra sair de casa sem ele. Qualquer fragmento estranho – poeira, pedras, galhos – pode causar sérios danos para nossa visão. A alta luminosidade e o vento também são fatores que mexem com o funcionamento dos nossos olhos.
Seja um óculos de proteção ou um esportivo – de preferência de sol – não dá pra sair de casa sem ele.

Ainda é possível colocar grau nas lentes dos óculos de sol – dependendo da curvatura das mesmas.

Ação é ótimo. Com proteção, melhor ainda.

AUTOMEDICAÇÃO

Muitas pessoas recorrem à automedicação, mesmo sabendo do perigo iminente – em se falando da visão, pior ainda. Remédios não prescritos pelo médico oftalmologista podem causar novas doenças, mascarar sintomas da real moléstia ou não ter efeito nenhum. Colírios, por exemplo, que são largamente utilizados pela população, têm princípios ativos variados – como corticoides e antibióticos – que podem mascarar ou agravar algumas doenças oculares. Se a pessoa tiver outros problemas prévios, como glaucoma, o colírio pode agravá-los. Cremes e pomadas também devem ser prescritos pelo médico oftalmologista.
Sem orientação médica, a única coisa que se pode passar nos olhos é água limpa.