DIABETES x VISÃO

Dia de se cuidar. Mas não é só hoje. Todos os dias, os diabéticos têm que ter uma vida mais controlada – dieta, medicamentos e exercícios físicos regulares – são a fórmula para se viver mais e melhor.
Mesmo assim, podem aparecer as complicações da doença.
Uma delas é a Retinopatia Diabética. O açúcar no sangue em excesso pode provocar até a perda da visão. Consultar com o médico oftalmologista periodicamente, também faz parte do pacote, pois os sintomas podem ou não ser percebidos. Somente uma melhor avaliação do fundo de olho pode mostrar a verdadeira situação.
O COBS acompanha a vida de muitos pacientes diabéticos e pode ajudar a evitar as sequelas oculares ou tratá-las, se já for o caso.
Conte com a gente e se cuide sempre.

TEMPO DE DESCANSAR UM POUCO, MAS A GENTE LOGO VOLTA!

Ufa… um ano beeeeem diferente de tudo. Mas aqui estamos, comemorando mais um Natal e Ano Novo.
E isso é o mais importante – estarmos aqui, junto de quem amamos. Tempo de dar uma parada e recarregar pra voltar logo, esperando que «novos ares» façam parte das nossas vidas em 2021. Melhor ainda se for com segurança e sem máscara. Assim esperamos. Se cuide, cuide do próximo e fé num ano beeeeem melhor!

PADROEIRA DOS OLHOS, PARABÉNS!

O Dia de Santa Luzia é comemorado anualmente em 13 de dezembro.
Esta data é uma celebração religiosa do catolicismo em homenagem a “padroeira dos olhos e da visão”.
Além de ser a padroeira da visão, Santa Luzia também é considerada a protetora dos oftalmologistas.
Santa Luzia, em latim, significa “santa portadora da Luz” ou “aquela que leva a luz”.
Como ter fé nunca é demais, se o problema for com os olhos é pra ela que devemos direcionar nossas orações.
E, claro, precisando do COBS, estamos aqui com todas as subespecialidades da oftalmologia, preparados para lhe ajudar. Conte com a gente.

MODO NOTURNO NO CELULAR

Usar o modo noturno no celular e no tablet, pode diminuir os riscos do uso prolongado dessas telas.
A luz azul presente nesses equipamentos tem facilidade de entrar e se propagar nos nossos olhos, causando cansaço visual, ressecamento da córnea, dificuldade de foco e até problemas na retina.
Ficar sem usar a tecnologia é algo impensável, mas podemos ajudar nossos olhos. Além de usar o modo noturno, diminuir o tempo de exposição às telas é uma saída.
Dar preferência para leitura em livros e não em tablets. Usar a REGRA DOS 20 – parar de 20 em 20 minutos e olhar pra longe (20 metros no mínimo), por pelo menos 20 segundos. Manter uma boa postura e piscar os olhos para ajudar na lubrificação da córnea também pode ajudar.

ESPALHE A VIDA!

O dia nacional do doador de sangue – 25 de novembro – traz consigo a lembrança de que você também pode dar esse passo. Com a pandemia, os bancos de sangue tiveram uma grande baixa e precisam desse líquido precioso.
O sangue não tem substituto. Por isso a doação espontânea e periódica é fundamental. Uma única doação de sangue pode salvar várias vidas. Doar sangue é uma atitude necessária, de solidariedade, cidadania e amor.

Saiba mais sobre quem pode doar em
www.hemosc.org.br

DIA DO HOMEM

Ao pai, ao avô, ao irmão, ao amigo… Hoje, 19, é dia do homem. Parabéns.

CONVERSANDO SOBRE O CRM, SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES / UNOESC

‘‘Honra enorme ter contribuído para esse importante evento!
Parabéns pela organização e que venham os próximos!’’

Dr. Ricardo Alexandre Stock / Palestrante.

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE MIOPIA

Entender o mundo moderno e seus efeitos sobre o corpo, faz parte do bom desempenho do médico.
Miopia como epidemia mundial – Dr. Ricardo Stock em mais um curso de aprimoramento profissional.

13º SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GLAUCOMA / UNICAMP 2020

Manter-se sempre atualizado e oferecendo o melhor, em uma doença ocular grave que pode levar à cegueira! Simpósio internacional de glaucoma da UNICAMP 2020. Novas tendências no tratamento e diagnóstico.
Mais um simpósio de conhecimento do Dr. Ricardo Stock.

NOVEMBRO AZUL

Em novembro, vestimos a camisa em defesa da sua saúde. Estamos todos azuis aqui no COBS.
Se você for homem e tiver mais de 40 anos, já está na hora de procurar um médico e fazer os exames preventivos para saber como anda a sua próstata. Só você pode dar esse passo. Prevenção é sempre melhor do que remédio. Isso é importante demais para as pessoas que lhe amam e, em primeiro lugar, para você mesmo e sua qualidade de vida.