CONTE COM O COBS.

O CRM-SC INFORMA:
Considerando que a saúde suplementar desempenha importante papel no atendimento às condições de saúde da população, o CRM-SC orienta e reforça para que não sejam suspensos os atendimentos em consultórios e clínicas médicas privadas de pacientes com quadros considerados de URGÊNCIA ou EMERGÊNCIA, assim como, a assistência a pacientes com câncer, em tratamento com radioterapia, quimioterapia, imunoterapia, cirurgias de urgência, diálise, vacinação contra influenza, atendimentos ao recém-nascido, gestantes, de pós-operatório recente, em uso de medicação controlada com necessidade de renovação de receita e situações semelhantes onde a espera pelo atendimento pode causar dano.
Estes atendimentos devem observar as devidas precauções para se evitar a disseminação do vírus, como distanciamento interpessoal, espaçamento entre as consultas, presença de acpompanhantes somente quando necessário, utilização dos devidos EPIs pelos médicos e colaboradores, conforme orientações do ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde.
CRM-SC / NOTA 03 / 24.03.2020.

O COBS estará acolhendo as necessidades que se fizerem necessárias, observando todas as precauções acima citadas. Se precisar, pode contar com a gente. Gratos pela compreensão de todos.
WHATSAPP (49) 98437 9160 ou pelo telefone (49) 3522 0788.

PARADA OBRIGATÓRIA

Por determinação do CRM-SC (Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina), estamos temporariamente com nossa clínica fechada e nossos serviços suspensos.

Somente emergências podem ser relatadas pelo Whatsapp 49 98437 9160 ou pelo telefone 49 3522 0788. Gratos pela compreensão de todos e desejando que a situação volte à normalidade o quanto antes

ENCONTRO DA SOCIEDADE CATARINENSE DE OFTALMOLOGIA / CHAPECÓ SC

Dr. Ricardo Stock esteve em Chapecó no último dia 7 de março, no Hotel Bertaso, onde deu uma aula abordando o assunto – Complicações das Cirurgias de Catarata.
É importante demais disseminar a informação e também recebê-la. Ainda mais se tratando desse tema, onde ele é especialista e num encontro de profissionais efetivamente comprometidos e interessados no aprimoramento técnico-científico da especialidade. É o COBS – sempre bem representado pela sua equipe médica nos principais eventos da oftalmologia nacional e mundial.

VIAS LACRIMAIS OBSTRUÍDAS

Com o canal lacrimal entupido, as lágrimas não conseguem ser drenadas normalmente, levando a lacrimejamento e as vezes secreção e olhos irritados.
Esta condição é causada por obstrução parcial ou total do sistema de drenagem lacrimal.O bloqueio do canal lacrimal é comum em recém-nascidos. Esta condição normalmente melhora até o primeiro ano de idade sem nenhum tratamento ou as vezes com massagem do saco lacrimal. No adulto o bloqueio do canal lacrimal pode ser devido a um trauma, infecção, um tumor ou, na maioria das vezes, por causa desconhecida.
Quase sempre tratável, dependendo da causa e da idade do paciente. Pomadas e colírios lubrificantes podem aliviar um pouco os sintomas, mas na maior parte das vezes é necessário cirurgia para correção desta patologia.
Sintomas:
– Lacrimejamento, vermelhidão, inchaço, vermelhidão e dor no canto dos olhos próximo ao nariz ou as vezes abrangendo tanto a pálpebra superior quanto a inferior, infecções e irritações recorrentes nos olhos, pus (muitas vezes em grande quantidade nos olhos e nas pálpebras).
Caso sinta constantemente lacrimejamento com ou sem secreção nos olhos, marque uma consulta com seu médico oftalmologista o quanto antes.

DIA DA MULHER. DIA DE FLORES NO COBS

Comemorado no dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher faz parte do calendário mundial.
Mulher é vida. Ela dá vida. Ninguém espelha tanto a esperança quanto a mulher – singular sob todos os pontos de vista.
Nesse e em todos os dia devemos não só homenagear todas as mulheres, mas também lembrar do amor e respeito que devemos sempre ter por elas.
Dia da Mulher é dia de flores! Na última sexta, o COBS presenteou suas pacientes e colaboradoras com um botão de rosa vermelha. Uma homenagem simples, mas de coração que encheu de lágrimas muitos rostos que passaram por lá nesse dia.

O CARNAVAL PASSOU E A FANTASIA FICOU?

Melhor manter o bom humor em tudo na vida, mas o assunto é sério – PRÓTESE OCULAR.
Quase sempre recomendada após um olho ser removido cirurgicamente devido a lesão ou doença (trauma, glaucoma, infecção dentro do olho e tumores oculares).
A prótese ocular melhora a aparência do paciente e para a maioria das pessoas usar uma prótese é preferível a usar um tapa olho.
Ela não pode restaurar a visão – após a remoção do olho natural a pessoa não terá visão nesse olho. Sua maior missão é melhorar o aspecto facial do paciente, devolvendo parte do que foi perdido. As próteses têm cores e características próprias e são confeccionadas artesanalmente, levando-se em conta o desenho, posição e cores do olho natural do paciente.
O grande benefício é o paciente sentir-se devolvido integralmente à sociedade, com mais saúde física e psicológica e um inestimável ganho na autoestima.
Se você também precisa «abandonar a fantasia» procure o COBS – a gente pode te ajudar, e muito com isso.

OS OLHOS E A GRANDE FESTA

O melhor conselho seria:
– Compre um óculos de segurança. Mas daí é pedir demais, ainda mais no carnaval.
O que podemos alertar é a preocupação geral quanto aos olhos nessa época.No aglomero da festa, possíveis encontrões podem acontecer – além dos amorosos, lógico.
Uma pancada no olho pode resultar em problemas bem mais sérios, dependendo da intensidade do choque (se tiver baixa da visão associada, é bom procurar um oftalmologista com urgência).
Alergia à maquiagem, spray de espuma, glitter, pequenos corpos – como confetes e serpentinas são verdadeiros inimigos dos nossos olhos.Em todas essas situações, se possível, lave os olhos com soro fisiológico ou água à vontade, até melhorar o desconforto visual. Caso não resolva, oftalmo correndo!!!Tome cuidado para que a folia deixe na memória apenas boas recordações e se beber, não dirija.

EUROPEAN OPHTHALMOLOGY CONGRESS

O CONGRESSO EUROPEU DE OFTALMOLOGIA ACONTECE EM 15 E 16 DE ABRIL, EM LONDRES, INGLATERRA.
O tema do encontro será DE OLHO NA ATUALIZAÇÃO DA OFTALMOLOGIA.
A palavra atualização faz parte da vida do COBS e o Dr. Ricardo Stock foi lembrado justamente por isso. Convidado pelos promotores do evento para ser um palestrante e contribuir com suas palavras e cases para um público extremamente antenado que faz parte da história da oftalmologia mundial.
É uma honra poder contar com esse reconhecimento a nível internacional e saber que cada vez mais o conhecimento tem um valor imensurável para a saúde, em qualquer outro lugar do mundo.

BRASCRS 2020 / XIX CONGRESSO INTERNACIONAL DE CATARATA E CIRURGIA REFRATIVA

O MAIOR CONGRESSO DE CATARATA E CIRURGIA REFRATIVA DA AMÉRICA LATINA VEM AÍ.Acontecerá em São Paulo SP – de 15 a 18 de abril – no Transamerica Expo Center.Mas é claro que o mundo todo estará lá e as mentes mais conceituadas nessas áreas estarão disseminando o que há de vanguarda na oftalmologia. O COBS será representado pelo Dr. Ricardo Stock e também somará nessa busca pelos melhores resultados cirúrgicos para devolver a qualidade de vida às pessoas. Em abril a gente fala mais sobre isso. Até lá.

VOLTA ÀS AULAS. CUIDADO COM OS LÁPIS E CANETAS!

A criançada está de volta às escolas! Lápis e canetas serão seus acompanhantes diários na classe. Pais, professores ou responsáveis devem estar atentos ao ambiente onde a criança vive, brinca e estuda. Os traumas oculares são variados, mas os lápis e canetas geralmente resultam em ferimentos na córnea. A grande maioria se resolve com tratamento clínico (vale lembrar que algumas alterações oculares como catarata, glaucoma ou descolamento de retina podem aparecer meses ou anos após o acidente). Nos traumas oculares graves, cerca de 30% dos pacientes ficam sem sua visão útil, e isto corresponde, aproximadamente, a 10% de todo ferimento ocular, em crianças.
Acontecendo algum acidente envolvendo lápis e canetas ou objetos pontiagudos, o caminho é um só – correr até um médico oftalmologista e ter um diagnóstico preciso e a melhor solução para esse momento.