Transplante de Córnea
A Córnea é uma estrutura fundamental e indispensável para uma boa função visual. Assim, é preciso que ela seja transparente e que mantenha sua curvatura normal para que a imagem chegue até a retina.
Quando a córnea tem alterações na sua forma, perda de sua transparência por enfermidades hereditárias, lesões, infecções, queimaduras por substâncias químicas, enfermidades congênitas ou outras causas, a pessoa pode ter a visão bastante reduzida ou até perder a visão.A principal indicação para o transplante hoje é o ceratocone.
O transplante de córnea consiste na substituição da córnea (doente) do paciente, por uma córnea saudável doada. Após a realização da cirurgia o paciente recebendo alta no mesmo dia.
Para realizar o transplante de córnea os médicos e hospital devem estar cadastrados no Sistema Nacional de Transplantes do Estado ao qual pertencem. Em Joaçaba no HUST já foram realizados 201 transplantes de córnea pelo Dr. Ricardo Stock e Dr. Luiz Carlos Belotto.
Os candidatos ao transplante de córnea devem passar primeiro por uma avaliação minuciosa por um médico oftalmologista para poderem ser cadastrados no Sistema Nacional de Transplante. A fila de espera é única e tem o objetivo promover acesso ao transplante de forma igualitária.
No transplante de córnea existem chances de rejeição, porém hoje com aperfeiçoamento das técnicas cirúrgicas e aparelhos modernos a cirurgia apresenta alta porcentagem de sucesso. Normalmente varia entre 80 e 90% de sucesso em situações não complicadas (de acordo com estatísticas mundiais).
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!