Lentes de Contato e Maquiagem

Os cosméticos podem causar reações alérgicas, além de formar um filme gorduroso, nublando a visão. Os sintomas são mais perceptíveis com a presença de lentes de contato, causando desconforto e reduzindo o tempo de uso.Conhecer os produtos que devem ser usados, bem como, a forma de aplicá-los é uma maneira de evitar ou reduzir esses problemas.

Para evitar reações alérgicas, usar cosméticos sem perfume e adquirir aqueles que conhecidamente sejam “hipoalergênicos” ou “especiais para usuários de lentes de contato”. Entretanto, mesmo essas formulações podem causar alergias em pessoas muito sensíveis.
De modo geral, os cosméticos estão livres de contaminação quando novos, mas os preservativos utilizados para retardar o crescimento das bactérias perdem seu efeito com o tempo, que varia de 1 até 36 meses, no máximo. Dessa forma, com o uso, a contaminação é rápida e o usuário dissemina microrganismos sobre os seus cílios, podendo causar infecções.

Pincéis para rímel (máscara para cílios) ou delineador não devem ser emprestados. As escovas de rímel devem ser lavadas frequentemente e, se possível, trocadas a cada três meses. Rímel deve ser comprado com pincel e não somente o refil. O rímel é uma combinação de polímeros acrílicos, parafina, ceras, corantes, preservativos químicos e outros elementos, geralmente com base líquida, ótimo meio para crescimento de microrganismos.

Evitar rímel à prova d’água e os destinados para alongamento dos cílios. Esses costumam conter nylon e fibras de rayon, que são secas e podem soltar-se, entrando nos olhos. As lágrimas podem levar as fibras intactas para baixo da lente de contato, o que pode causar lesão corneal. Rímel RESISTENTE à água (não à prova d’água) é o mais recomendável porque, sendo solúvel em água, pode ser removido facilmente sem agentes emulsificadores; à prova d’água, exige demaquilantes bifásicos (água e óleo) para sua remoção. Produtos oleosos devem ser evitados porque permanecem nas bordas palpebrais e podem sujar o filme lacrimal e as lentes de contato, mesmo após um bom enxágue dos olhos. Lentes de contato nubladas devido a cremes e removedores de maquilagem são queixas frequentes.

À noite, ao aplicar creme nas pálpebras, cuidar para não tocar nos cílios e, de preferência, depois de 20 minutos, remover o excesso com lenço de papel. O creme pode penetrar nos olhos durante a noite sujando o filme lacrimal e provocando turvação de visão, além de ardência e queimor, no dia seguinte.Produtos usados na face que contêm ácidos e protetores solares também podem ser causa de ardência ocular.

Como a usuária de lentes de contato deve aplicar cosméticos
1- Fazer a maquilagem com as lentes de contato já no lugar para reduzir o risco de sujá-las. Mesmo com lacrimejamento durante a colocação, não haverá problemas com a maquilagem. Os míopes com mais de 40 anos enxergam melhor de perto sem lentes de contato. Por isso, devem colocá-las depois de fazer a maquilagem.
2- Lavar bem as mãos para remover qualquer resíduo de maquilagem antes de tocar nas lentes de contato. Cosméticos oleosos são difíceis de remover dos dedos e das lentes.
3- Utilizar, de preferência, pó facial compacto. O pó solto deve ser aplicado com cuidado e seu excesso removido das pálpebras e cílios.
4- Evitar sombras cintilantes, perolizadas ou outras semelhantes à purpurina. As partículas podem entrar nos olhos e ficar debaixo das lentes de contato. Sombras compactas são melhores do que as líquidas, oleosas ou cremosas, difíceis de remover das lentes. É aconselhável que as sombras sejam utilizadas em quantidade moderada para que o excesso não caia dentro dos olhos.
5- Passar o delineador por baixo da porção cutânea da borda palpebral, para evitar a obstrução das glândulas que ali se encontram e que pode resultar em blefarites, ordéolos e calásios. Para usuários de lentes de contato, delineadores tipo lápis são melhores do que os líquidos ou pastosos. O delineador líquido deve ser à base de água. Não usar saliva para lubrificar o pincel ou o cosmético.
6- Aplicar o rímel levemente distante da base dos cílios. Nunca usar objeto pontiagudo para separá-los (agulha, grampo de cabelo etc.).
7- Retirar as lentes de contato antes de remover a maquilagem.

Cuidados com as lentes de contato no salão de beleza
– Produtos em aerosol e outros que liberem vapor ou gás devem ser utilizados antes de colocar as lentes de contato. Se for necessário aplicar spray para cabelo, enquanto estiver usando lentes, fechar os olhos e, em seguida, deixar rapidamente o local, pois o aerosol permanece no ar por algum tempo.
– Não se devem usar lentes de contato durante o tingimento dos cabelos e durante o uso de loções químicas (permanentes para ondular e xampus medicamentosos, por exemplo).

Importante: Deve-se evitar o uso de cosméticos e de lentes de contato se os olhos estiverem vermelhos, inchados ou infectados.

(Extraído do texto da Dra. Cleusa Coral-Ghanem)

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *