Cirurgia de pterígeo

O pterígeo é uma proliferação fibrovascular, geralmente localizada em área nasal, entre a córnea e a carúncula. Processo irritativo crônico, exposição solar constante e predisposição genética são colocados como causas dessa patologia de alta incidência nas áreas tropicais.

O tratamento do pterígeo, quando pequeno e não elevado, pode ser apenas clínico, com uso de óculos de sol e colírios lubrificantes. Reserva-se o uso de anti-inflamatórios tópicos nos casos de processo inflamatório agudo associado ao quadro.

O tratamento definitivo é cirúrgico, onde se retira o pterígeo da córnea (cabeça) e da conjuntiva (corpo) e cobre-se a área nua com conjuntiva ou membrana amniótica, podendo ser realizada a sutura com pontos ou usando as colas biológicas.

Em nosso serviço damos preferência pela cirurgia com transplante de conjuntiva autóloga inferior e reparo do retalho com cola de fibrina, técnica extremamente segura e com baixíssima taxa de recidiva. Além de confortável devido a ausência de pontos cirúrgicos.

O pós-operatório é delicado e necessita de cuidados intensos, com uso de colírios e óculos de sol. Evita-se nesse período as situações nas quais se coloca o olho em exposição à produtos químicos ou substancias irritativas.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *