Lentes intra-oculares PREMIUM

Na moderna cirurgia da catarata (facoemulsificação) tem-se a possibilidade de deixar o paciente independente dos óculos, isso graças a tecnologia das novas lentes intraoculares, conhecidas como lentes PREMIUM.

Na década de 80 e 90, a cirurgia de catarata tinha apenas o intuito de restituir a visão em um olho com catarata, independentemente do uso de óculos ou não no pós operatório. Com a fantástica evolução das lentes intraoculares surge a possibilidade de não apenas restaurar a visão com a facoemulsificação, mas também tornar o paciente menos dependente dos óculos. Nasce assim um novo conceito, a cirurgia de catarata é também uma cirurgia refrativa (“cirurgia de tirar os óculos”).

No uso das lentes intraoculares convencionais monofocias , o paciente , como o nome diz, terá apenas um foco com qualidade, nos outros , devera usar óculos. Com as lentes intraoculares multifocias o paciente operado de catarata volta a sua situação de jovem, antes da presbiopia, pois fica independente dos óculos, tanto pra longe quando para perto. Essas lentes multifocais possuem anéis concêntricos periféricos que proporcionam dois pontos de foco simultâneos, longe e perto. (Figura 1)

Pacientes com astigmatismo também tem sua chance de independência do óculos no momento da cirurgia de catarata , pois com as lentes tóricas intraoculares, pode-se, com precisão, eliminar o grau de astigmatismo. (figura 2) . Essas lentes tem marcações em sua periferia, correspondentes ao eixo de correção do astigmatismo. Pacientes astigmatas, no entanto, não podem se beneficiar das lentes multifocais, necessitando de óculos para perto.

Apesar de hoje em dia o processo de cirurgia de catarata poder ser acompanhado da eliminação completa do uso de óculos, nem todos os pacientes são candidatos ao uso das lentes PREMIUM. Isto porque há alguns fatores que devem levados em consideração ao se indicar o implante dessa tecnologia, tais como tamanho de pupila, tamanho do olho, grau prévio a cirurgia de catarata, cicatrizes corneanas, doenças oculares associadas e o mais importante, a vontade do paciente em querer ver-se livre de seus antigos óculos.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *