Cirurgia a Laser para Miopia, hipermetropia, Astigmatismo e Vista Cansada (Presbiopia)

Indicação:

A Cirurgia Refrativa é a aplicação de laser sobre a córnea, fazendo com que os óculos não sejam mais necessários. É indicada a todos os pacientes que querem se livrar dos óculos e que não apresentem doenças oculares que contra indiquem a cirurgia. O Centro Oftalmológico Belotto Stock é referência em cirurgias de refrativas a laser.

Como realizar:

Após uma consulta com o Oftalmologista do COBS, o paciente é submetido a uma avaliação com exames da Córnea (Topografia e Pentacam), para determinar qual técnica será realizada, LASIK ou PRK. Através da cirurgia refrativa é possível corrigir Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e Presbiopia, Vista Cansada.

Equipamento:

Clique aqui e conheça o equipamento utilizado nessa cirurgia.

Viva sem óculos ou lentes! Uma cirurgia rápida e definitiva pode trazer-lhe mais qualidade de vida.

Dúvidas frequentes

São três os graus de óculos que existem: a hipermetropia, a miopia e o astigmatismo. Tecnicamente, são considerados erros de refração. Por isso que existe uma cirurgia chamada cirurgia refrativa, na qual é aplicado laser sobre a córnea eliminando esse grau de óculos.

Hipermetropia, o paciente precisa de um auxílio de lente positiva, porque geralmente não enxerga bem de perto, mas enxerga bem de longe. O olho hipermétrope é pequeno e a imagem se forma atrás da retina. A Hipermetropia pode ser eliminada através da cirurgia refrativa.

O míope necessita de lentes negativas, uma vez que tem dificuldade para enxergar de longe, mas enxerga bem de perto. O olho do paciente míope é muito grande e a imagem se forma na frente da retina. A Miopia pode ser eliminada através da cirurgia refrativa.

No astigmatismo o paciente precisa de uma lente que é um cilindro, pois a córnea tem curvaturas distintas entre os eixos verticais e horizontais e esse cilindro é colocado para se corrigir a visão de longe, a visão intermediária e a visão de perto. O olho do paciente com astigmatismo, gera múltiplos pontos de focalização. Por isso que o astigmatismo é um dos graus que mais atrapalha, longe, intermediário e perto. O Astigmatismo pode ser eliminado através da cirurgia refrativa.

O equipamento molda na superfície do olho do paciente, em especial na córnea, o tipo de lente que o paciente utilizava para poder enxergar. No paciente míope o laser é na parte central. No paciente hipermetrope o laser é na periferia. E no paciente com astigmatismo o laser é feito de acordo com a curvatura que estava irregular.

Existem duas técnicas de cirurgia refrativa, ou a cirurgia a laser para eliminação da miopia, hipermetropia e astigmatismo. Ambas, PRK e LASIK são feitas a laser.

No PRK, a eliminação é feita com o polimento da primeira camada da córnea, e após a eliminação dessa camada, é aplicado o laser no olho do paciente. Já no LASIK, confecciona-se uma fina lamina da córnea, que é levantada e aplicado o laser da mesma forma que no PRK. Ao final, a lamina é colocada no local de novo. Ambas as cirurgias são feitas com colírio, são totalmente indolores e ambas tem o objetivo de eliminar o grau do óculos.

Essa decisão é tomada previamente. Córneas finas, geralmente se prefere fazer PRK. Córneas que tem uma espessura maior se prefere o LASIK. Quem decide isso é o médico junto com o paciente.

Tanto o LASIK quanto o PRK são aplicações de laser na córnea fazendo com que o grau desapareça, criando a independência do uso dos óculos.

Teoricamente, todo paciente que tem miopia, hipermetropia e astigmatismo pode ser submetido a cirurgia refrativa ou a cirurgia a laser para eliminação do grau dos óculos. Porém cada paciente necessita de uma avaliação minuciosa com um cirurgião especialista no assunto. Exames complementares confirmam se a curvatura da córnea e sua espessura, permitem o sucesso do procedimento. É necessário uma superfície ocular simétrica, com espessura da córnea que seja operável, e o mais importante, a vontade do paciente de eliminar os seus graus dos óculos. Dois quesitos são importantíssimos para a cirurgia refrativa, idade mínima de 18 anos e grau sem se alterar, dos óculos, por duas consultas consecutivas. A cirurgia elimina no dia a dia do paciente a necessidade do uso dos óculos e das lentes.

Na hipermetropia e astigmatismo é possível eliminar até seis graus. Já na miopia, é possível eliminar até 11 graus.

O pós-operatório da cirurgia refrativa, tanto LASIK quanto PRK, é um pós-operatório tranquilo, afinal de contas ambas as técnicas são cirurgias de superfície. A eliminação do grau dos óculos é realizada através de aplicação de laser na superfície do globo ocular. É claro, que como toda cirurgia, faz-se necessário cuidados pós-operatórios. Deve-se evitar esforço físico, contato com animais, sujeira, poeira. Todo e qualquer cuidado de toda e qualquer cirurgia, mas os olhos, em especial, podem ser utilizados já no início do pós-operatório. O olho pode ficar um pouco mais sensível, pois se trata de um procedimento na superfície ocular. Mas o paciente piscando normalmente, usando colírios lubrificantes, orientados pela nossa enfermeira, descansando os olhos quando sentir algum sintoma, vai ter um pós-operatório super tranquilo. Portanto, leitura, celular, uso de computadores são autorizados já logo no início do pós-operatório. Pois essa é uma cirurgia de superfície ocular.

Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você: