CIRURGIAS DISPONÍVEIS
Cirurgia Refrativa a Laser
Cirurgia de Catarata
Cirurgia da Vista Cansada (Presbiopia)
Cirurgia da Vista Cansada ou Presbiopia com
Implante de Lente Intraocular Premium
Cirurgias de Ceratocone
Cirurgias da Retina
Cirurgia de Estrabismo
Cirurgia de Pterígeo
Cirurgias da Superfície Ocular
Cirurgias de Glaucoma
Cirurgias Plásticas Oculares
Transplante de Córnea
Cirurgia Refrativa a Laser
Miopia, hipermetropia, astigmatismo e Presbiopia – Vista Cansada
Indicação:
A Cirurgia Refrativa é a aplicação de laser sobre a córnea, fazendo com que os óculos não sejam mais necessários. É indicada a todos os pacientes que querem se livrar dos óculos e que não apresentem doenças oculares que contra indiquem a cirurgia. O Centro Oftalmológico Belotto Stock é referência em cirurgias de refrativas a laser.
Como realizar:
Após uma consulta com o Oftalmologista do COBS, o paciente é submetido a uma avaliação com exames da Córnea (Topografia e Pentacam), para determinar qual técnica será realizada, LASIK ou PRK. Através da cirurgia refrativa é possível corrigir Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e Presbiopia, Vista Cansada.
Equipamento:
Clique aqui e conheça o equipamento utilizado nessa cirurgia.
Conheça Nossa Estrutura:
Clique AQUI para realizar um tour virtual em 360 graus na Refrata Laser Ocular.
Viva sem óculos ou lentes! Uma cirurgia rápida e definitiva pode trazer-lhe mais qualidade de vida.
Dúvidas frequentes
1 - Quais os tipos de graus de óculos que existem?
São três os graus de óculos que existem: a hipermetropia, a miopia e o astigmatismo. Tecnicamente, são considerados erros de refração. Por isso que existe uma cirurgia chamada cirurgia refrativa, na qual é aplicado laser sobre a córnea eliminando esse grau de óculos.
2 - O que é Hipermetropia?
Hipermetropia, o paciente precisa de um auxílio de lente positiva, porque geralmente não enxerga bem de perto, mas enxerga bem de longe. O olho hipermétrope é pequeno e a imagem se forma atrás da retina. A Hipermetropia pode ser eliminada através da cirurgia refrativa.
3 - O que é Miopia?
O míope necessita de lentes negativas, uma vez que tem dificuldade para enxergar de longe, mas enxerga bem de perto. O olho do paciente míope é muito grande e a imagem se forma na frente da retina. A Miopia pode ser eliminada através da cirurgia refrativa.
4 - O que é Astigmatismo?
No astigmatismo o paciente precisa de uma lente que é um cilindro, pois a córnea tem curvaturas distintas entre os eixos verticais e horizontais e esse cilindro é colocado para se corrigir a visão de longe, a visão intermediária e a visão de perto. O olho do paciente com astigmatismo, gera múltiplos pontos de focalização. Por isso que o astigmatismo é um dos graus que mais atrapalha, longe, intermediário e perto. O Astigmatismo pode ser eliminado através da cirurgia refrativa.
5 - O que é Presbiopia?
O cristalino, que é nossa lente intraocular natural, tem a capacidade de focalizar para longe e para perto, em um processo denominado de acomodação. Quando olhamos para longe o cristalino fica relaxado e fino, quando olhamos para perto (computador, livro, celular, no momento que nos alimentamos, etc) ele fica mais “espesso”, gerando um novo foco de perto. Com o passar dos anos essa capacidade de se acomodar gerando foco de perto, vai desaparecendo, criando uma dificuldade visual nas tarefas de perto, denominada de Presbiopia ou vista cansada. Esse processo geralmente acontece após os 40 anos de idade.
6 - O que o laser faz no olho do paciente para que seja eliminado o grau dos óculos ou das lentes?
O equipamento molda na superfície do olho do paciente, em especial na córnea, o tipo de lente que o paciente utilizava para poder enxergar. No paciente míope o laser é na parte central. No paciente hipermetrope o laser é na periferia. E no paciente com astigmatismo o laser é feito de acordo com a curvatura que estava irregular.
7 - O que é PRK e LASIK?
Existem duas técnicas de cirurgia refrativa, ou a cirurgia a laser para eliminação da miopia, hipermetropia e astigmatismo. Ambas, PRK e LASIK são feitas a laser.
No PRK, a eliminação é feita com o polimento da primeira camada da córnea, e após a eliminação dessa camada, é aplicado o laser no olho do paciente. Já no LASIK, confecciona-se uma fina lamina da córnea, que é levantada e aplicado o laser da mesma forma que no PRK. Ao final, a lamina é colocada no local de novo. Ambas as cirurgias são feitas com colírio, são totalmente indolores e ambas tem o objetivo de eliminar o grau do óculos.
8 - Como escolher entre o PRK e o LASIK?
Essa decisão é tomada previamente. Córneas finas, geralmente se prefere fazer PRK. Córneas que tem uma espessura maior se prefere o LASIK. Quem decide isso é o médico junto com o paciente.
Tanto o LASIK quanto o PRK são aplicações de laser na córnea fazendo com que o grau desapareça, criando a independência do uso dos óculos.
9 - Quem pode operar para eliminar o grau dos óculos?
Teoricamente, todo paciente que tem miopia, hipermetropia e astigmatismo pode ser submetido a cirurgia refrativa ou a cirurgia a laser para eliminação do grau dos óculos. Porém cada paciente necessita de uma avaliação minuciosa com um cirurgião especialista no assunto. Exames complementares confirmam se a curvatura da córnea e sua espessura, permitem o sucesso do procedimento. É necessário uma superfície ocular simétrica, com espessura da córnea que seja operável, e o mais importante, a vontade do paciente de eliminar os seus graus dos óculos. Dois quesitos são importantíssimos para a cirurgia refrativa, idade mínima de 18 anos e grau sem se alterar, dos óculos, por duas consultas consecutivas. A cirurgia elimina no dia a dia do paciente a necessidade do uso dos óculos e das lentes.
10 - Quantos graus é possível eliminar através da Cirurgia Refrativa?
Na hipermetropia e astigmatismo é possível eliminar até seis graus. Já na miopia, é possível eliminar até 11 graus.
11 - Como é o pós operatório?
O pós-operatório da cirurgia refrativa, tanto LASIK quanto PRK, é um pós-operatório tranquilo, afinal de contas ambas as técnicas são cirurgias de superfície. A eliminação do grau dos óculos é realizada através de aplicação de laser na superfície do globo ocular. É claro, que como toda cirurgia, faz-se necessário cuidados pós-operatórios. Deve-se evitar esforço físico, contato com animais, sujeira, poeira. Todo e qualquer cuidado de toda e qualquer cirurgia, mas os olhos, em especial, podem ser utilizados já no início do pós-operatório. O olho pode ficar um pouco mais sensível, pois se trata de um procedimento na superfície ocular. Mas o paciente piscando normalmente, usando colírios lubrificantes, orientados pela nossa enfermeira, descansando os olhos quando sentir algum sintoma, vai ter um pós-operatório super tranquilo. Portanto, leitura, celular, uso de computadores são autorizados já logo no início do pós-operatório. Pois essa é uma cirurgia de superfície ocular.