Catarata: Sintomas e tratamento
O cristalino é uma lente intra-ocular natural, com o passar dos anos essa estrutura vai se tornando opaca (amarelada) e diminuindo a visão do paciente. As queixas de catarata são relacionadas a baixa de visão, dificuldade para as atividades diárias e dificuldade de leitura. Existem também cataratas que advêm de inflamações oculares, cirurgias e traumas, geralmente mais severas e de progressão mais rápida.
O tratamento atual da catarata é sempre cirúrgico, com remoção do cristalino opaco e implante de uma lente intra-ocular que substitui o cristalino. As técnicas atuais de cirurgia são seguras, precisas, indolores e de recuperação plena da visão em curto espaço de tempo.
Os materiais cirúrgicos modernos proporcionam micro-incisões de 2.2 a 2.75 mm sem pontos, lentes intra-oculares com proteção UVA e UVB com possibilidade de independência do uso de óculos. Assim, atualmente o que se oferece aos pacientes com catarata é muito conforto e recupera,cão visual excelente, com tecnologia toda a favor do sucesso cirúrgico.
Na moderna cirurgia da catarata (facoemulsificação) tem-se a possibilidade de deixar o paciente independente dos óculos, isso graças a tecnologia das novas lentes intraoculares, conhecidas como lentes PREMIUM.
Na década de 80 e 90, a cirurgia de catarata tinha apenas o intuito de restituir a visão em um olho com catarata, independentemente do uso de óculos ou não no pós operatório. Com a fantástica evolução das lentes intraoculares surge a possibilidade de não apenas restaurar a visão com a facoemulsificação, mas também tornar o paciente menos dependente dos óculos ou até mesmo independente dos óculos. Nasce assim um novo conceito, a cirurgia de catarata é também uma cirurgia refrativa (cirurgia de tirar os óculos). Com as lentes intraoculares multifocias o paciente operado de catarata volta a sua situação de jovem, antes da presbiopia, pois fica independente dos óculos, tanto pra longe quando para perto
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!