10 Dicas Para Manter Seus Olhos Saudáveis
1. Use óculos de Sol:
Os óculos escuros bloqueiam a radiação ultravioleta, retardando assim o desenvolvimento de catarata e evitando danos na retina. Protegem a pele delicada da pálpebra, evitando as rugas e cânceres de pele ao redor dos olhos. Importante: Verifique que a proteção UV é de 100%, tanto de raios UV- A quanto raios UV-B.
2. Evite o Cigarro:
O fumo de tabaco está diretamente ligado a muitos efeitos adversos para a saúde, incluindo a degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Estudos mostram que os fumantes atuais e ex-fumantes são mais propensos a desenvolver DMRI do que as pessoas que nunca fumaram. Fumantes também estão em maior risco de desenvolver catarata.
3. Coma corretamente:
A deficiência de vitamina pode prejudicar a função da retina. A crença de que comer cenouras melhora a visão tem alguma verdade, mas uma variedade de vegetais, especialmente os verdes folhosos, devem fazer parte da sua dieta. As pesquisas mostram que pessoas com dietas ricas em vitaminas C e E, zinco, luteína, zeaxantina, omega-3 e os ácidos graxos EPA e DHA são menos propensos a desenvolver DMRI.
4. Faças Consultas Oftalmológicas de Rotina:
Adultos sem sinais ou fatores de risco para doença ocular devem fazer suas consultas de rotina, principalmente após os 40 anos, idade na qual os primeiros sinais de doença oftalmológica ou alterações na visão podem começar a ocorrer.
Com base nos resultados dessa triagem inicial, seu oftalmologista irá prescrever os intervalos necessários para os exames futuros. Qualquer pessoa com sintomas oculares ou com uma história familiar de doença ocular, bem como pacientes com diabetes ou pressão arterial elevada, devem fazer uma consulta com oftalmologista para determinar a frequência com que seus olhos devem ser examinados.
5. Use Óculos de Proteção:
Estima-se que 2,5 milhões de lesões oculares ocorrem nos EUA a cada ano, por isso é fundamental usar óculos de proteção adequado na prática de esportes e atividades tais como reparações em casa, jardinagem e limpeza. Os óculos de proteção devem ser aprovados pela ANVISA para tal fim. A proteção para os olhos na pratica de esportes deve atender aos requisitos específicos de cada esporte, sendo geralmente estabelecidos e certificados pela entidade que comanda o esporte.
6. Conheça Seu Histórico Familiar:
Muitas doenças oculares podem se agrupar em famílias, de modo que é fundamental que você conheça sua história familiar de doença ocular, afinal você pode estar em risco aumentado se há casos em sua família. Doenças oculares como catarata, degeneração macular relacionada à idade, retinopatia diabética, glaucoma, descolamento de retina e ceratocone são exemplos de doenças com expressões familiares.
7. Intervenção Precoce:
A maioria das doenças oculares graves, como glaucoma e DMRI, são mais facilmente tratadas se diagnosticadas precocemente. Quando não tratadas, estas doenças podem causar perda de visão grave e cegueira irreversível.
8. Conheça Seu Oftalmologista:
O Médico Oftalmologista desempenha um papel importante na preservação de sua visão. No entanto, cada um tem um nível diferente de formação e especialização. Certifique-se de que você está assistido por um médico especializado em seu problema visual. Oftalmologistas são especialmente treinados para diagnosticar e tratar as doenças oculares, prescrevendo óculos, lentes de contato e realizando cirurgias oculares.
9. Cuide de Suas Lentes de Contato:
Siga as instruções do seu Oftalmologista sobre o cuidado e uso de suas lentes de contato. Abusos tais como dormir com lentes que não são aprovados para uso durante a noite, usar saliva ou água como uma solução de limpeza, utilizar soluções com prazos expirados e usar as lentes além do seu prazo de validade, podem resultar em úlceras de córnea, dor severa e até mesmo perda de visão.
10. Cuidado com a Fadiga Ocular:
Se você sente uma tensão nos olhos ao trabalhar em um computador ou fazer algum trabalho próximo, como leitura, você pode se beneficiar dessa dica: A cada 20 minutos de trabalho de perto, olhe para longe (2 metros ou mais) por 20 segundos seguidos. Isto irá relaxar seus olhos.
Se a fadiga persistir, pode ser um sinal de problema ocular como olho seco, presbiopia ou óculos com lentes que não são devidamente prescritas.18
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!