Ceratocone

O Ceratocone é uma doença corneana de irregularidade e afinamento progressivo da porção central da córnea (figura 1), cursando com baixa de acuidade visual através de miopia e astigmatismo, de maneira bilateral e assimétrica (diferença de grau e perda visual entre os olhos). Iniciando geralmente na adolescência, pode evoluir rapidamente ou levar anos para se desenvolver. A relação do ceratocone com doenças atópicas e alérgicas é bem conhecida.

A identificação da doença moderada ou avançada é fácil, mas em suas fases iniciais torna-se mais difícil, requerendo exames complementares. A topografia corneana computadorizada (Vide  equipamentos) é o exame mais simples para mostrar irregularidades da córnea (figura 2), nos casos já instalados.

Atualmente, a Tomografia corneana por Scheimpflug – Pentacam (Vide  equipamentos),  permite o diagnóstico mais precoce da doença, mesmo em casos subclínicos, pois mostra alterações da face posterior da córnea, bem como o afinamento da mesma. Com isso, hoje em dia o Pentacam se tornou uma arma de diagnóstico indispensável na prática das doenças da córnea.

O tratamento do ceratocone depende da severidade da doença. Inicialmente os óculos corrigem a visão, mas à medida que a doença progride faz-se necessário o uso de lentes de contato rígidas para promover o aplanamento corneano e fornecer uma visão satisfatória, quando as lentes de contato não fornecem boa visão ou há intolerância às mesmas, podemos realizar o implante dos anéis intra-corneanos, com uma melhora importante da superfície ocular e consequente melhora na qualidade de visão. Atualmente o transplante de córnea (vide educação ao paciente – transplante de córnea), está indicado somente nos raríssimos casos onde os tratamentos mais atuais não puderam ser realizados devido ao atraso diagnóstico e de tratamento.

Nos casos de progressão da doença, detectados pelo grau do óculos, pela topografia ou pelo Pentacam, realiza-se o Crosslinking (vide educação ao paciente – crosslinking), com um sucesso enorme na estabilização da doença, tornando a córnea mais dura e impossibilitando a progressão da doença, essa é a maior arma no tratamento atual do Ceratocone.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *